segunda-feira, 27 de outubro de 2008

MGMT 'descontrola' SP no TIM Festival

O som esteve alto durante a apresentação dos nova-iorquinos do Brooklyn, em São Paulo. Eles fecharam a última noite do Palco Arena, no TIM Festival 2008, com 'Kids'. A 'gerência' musical da dupla Andrew Vanwyngarden e Ben Goldwasser, conhecida como MGMT, balançou as estruturas da 'ponte' armada no Parque do Ibirapuera. Não faltaram moderninhos e descolados!



by Gustavo Ferrari

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Carpa de 15 kg é pescada no Rio Sorocaba

Paulo Roberto Anickel/Divulgação
Assíduos freqüentadores do Rio Sorocaba desde que os peixes ressurgiram em suas águas, após quase três décadas de desaparecimento, os amigos Paulo Roberto Anickel e Mauro Luiz Pedro tiveram uma surpresa na tarde de ontem, quando "lutaram" para
retirar da água uma carpa de 15 quilos, nas proximidades do Centro Esportivo "André Matiello", no bairro de Pinheiros, em Sorocaba.

Praticantes da pesca caipira, aquela com a utilização de vara de bambu e minhoca como isca, os dois pescadores explicaram que estão habituados a 'pegar' espécies como curimbatá e traíra naquele trecho do rio, "mas uma carpa com esse tamanho, realmente foi a primeira vez", destacou Anickel, que precisou da ajuda do amigo para retirar o peixe fisgado no seu anzol.

De acordo com o biólogo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), Reginaldo Schiavi, a carpa pescada na última terça-feira não é uma espécie nativa do Rio Sorocaba, pois foi introduzida no seu leito, mas outras espécies próprias de suas águas voltaram também a aparecer, como o lambari, bagre, traíra, tabarana e piava.

O biólogo da autarquia lembrou que o ressurgimento dos peixes é mais um reflexo do Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, que está possibilitando o aumento da carga de oxigênio de suas águas e, conseqüentemente, favorece a proliferação das diversas espécies.

"Desde que a Estação de Tratamento de Esgoto S-1 entrou em operação, em maio de 2005, e 50% do esgoto produzido pela cidade deixou de ser despejado no rio, começamos a realizar análises a cada quinze dias, comcoleta da água em dois pontos do rio - na divisa com Votorantim e logo depois da S-1 -, e os resultados vêm mostrando uma evolução positiva em todos os parâmetros, que incluem sólidos sedimentáveis, potencial hidrogeniônico (pH), oxigênio dissolvido (OD), temperatura, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO), coliformes fecais, coliformes totais, óleos e graxas", ressaltou.

25 toneladas de oxigênio a mais

Comparando os dados da Cetesb de 2004, anterior à construção da ETE S-1, com os do ano passado, os biólogos do Saae constataram significativa redução em alguns parâmetros que indicam poluição, como DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), Fósforo Total e Nitrogênio Amoniacal, cujos teores na água do rio Sorocaba diminuíram, respectivamente, 73%, 75% e 64%.

Essa evolução possibilitou que a concentração de oxigênio do Rio Sorocaba aumentasse quase cinco vezes em três anos, depois que a Estação S-1 entrou em operação, e aproximadamente 25 mil toneladas de oxigênio de suas águas deixaram de ser consumidos pelo esgoto desde 2005.

1 ano e 37 mil acessos

Edvard Munch/Madonna
O Blog do Guga comemora, neste mês de outubro, um ano online e mais de 37 mil acessos, segundo registro do SiteMeter. Os parabéns seguem àqueles que acreditam no bom jornalismo, em atitude e coragem; àqueles que acreditam, ainda, nos repórteres de rua...na checagem das informações reproduzidas e na linguagem audaciosa de alguns comunicadores.

Para o poeta da Roma Antiga, Públio Siro, "quem tem coragem para enfrentar os perigos vence-os antes que eles o ameacem". Mesmo com algumas baixas neste ano, sempre busquei manter a qualidade daquilo que entendo ser o melhor àqueles que admiram meu trabalho.

Assim, quando Simone de Beauvoir escreve que, "diante de um obstáculo que é impossível de superar, obstinação é estupidez", sinto que as retrocedidas acontecem e são necessárias para o aprimoramento.

Por fim, recordo-me dessa passagem clássica de Sócrates: "Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida". Tenho certeza e vou continuar investindo nisso: as pessoas mudam!

by Gustavo Ferrari

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A crise econômica e os jornais

Divulgação/Milton Coleman
O diretor do The Washington Post, Milton Coleman, afirmou que a crise econômica força os jornais americanos a repensar as coberturas dentro da nova realidade financeira das empresas.

"As graves perdas financeiras, que afetam as organizações de notícias, estão forçando a um cuidadoso reexame de como se faz a cobertura das notícias e qual é o nosso público atual e potencial", disse a diretores e editores de veículos de comunicação durante a Assembléia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), encerrada ontem, em Madri (Espanha).

De acordo com o diretor do Post, os editores devem optar por continuar investindo em reportagens que consomem muito tempo e recursos humanos ou fazer a cobertura de notícias rápidas e factuais.

"As redações lutam contra profundos cortes orçamentários e reduções de pessoal de 20% e 30%, em alguns casos maiores. Isso obriga os editores a repensar os temas e a filosofia das coberturas", afirmou.

Com isso, "estão sendo colocados a toda prova, como nunca antes, os valores centrais dos veículos de comunicação para justificar os privilégios concedidos pela Primeira Emenda (de Liberdade de Imprensa) como cão de guarda dos atos de governo", finalizou. (Fonte: Portal Comunique-se)

Justiça de SP julga 'morto'

Luiz Flávio Gomes
O incrível acontece em São Paulo. O 'Maníaco de Higienópolis', morto desde abril, continua sendo julgado por crimes cometidos em 2006. Para o especialista em Direito Penal pela Universidade de Madri e presidente da rede de ensino LFG, Luiz Flávio Gomes, a recente revelação de que o preso Afonso Benedito Severiano Júnior segue sendo julgado em primeira e segunda instância na Justiça, e até no Superior Tribunal de Justiça, é uma clara demonstração de desestruturação da Justiça no Estado de São Paulo. "Em episódios como esse, percebemos que a Justiça se perde; observa-se uma falta de rumo e organização", afirmou.

Segundo o jurista, igualmente a alta demanda pelos serviços da Defensoria Pública, responsável por avisar os juízes do óbito de um preso em julgamento, torna o processo sobrecarregado e ineficiente. "São indiscutíveis as perdas para a Justiça em casos como esse. Não só ocupa o lugar de quem deveria estar sendo julgado, como também a população se torna descrente do sistema Judiciário", apontou.

Condenado por ter esfaqueado e roubado o celular de 20 pessoas – uma das vítimas faleceu no centro de São Paulo, o 'maníaco' permanecia preso na penitenciária de segurança máxima Avaré 1, no interior de São Paulo, onde morreu em 15 de abril – segundo a certidão de óbito, emitida dois dias depois.

A penitenciária mandou ofício para as autoridades policiais, juíze de direito do Decrim 2 (Departamento Técnico de Apoio ao Serviço da Vara de Execuções Criminais), gabinete da Secretaria da Administração Penitenciária e avisou os familiares. A defensora pública Fabiana Camargo Miranda, designada em 2007, diz nunca ter tido contato com o réu.