quinta-feira, 31 de março de 2011

A Carmen de Cozumel

Gustavo Ferrari/Farol

Cozumel é uma ilha localizada a pouco mais de 40 minutos de Playa Del Carmen, no Estado de Quintana Roo, México.

Tradicional ponto de mergulho mundial, o local, que adora estrangeiros, reservou-nos uma grande surpresa: ruínas submersas.

Com a equipe do Discovery, tive a oportunidade de fazer o total de sete mergulhos na região. E todos foram fantásticos, com visibilidade que chegava aos 80 metros.


Héctor Sanchez/33 metros underwater
Durante um dos mergulhos foi possível avistar cardumes de Barracuda, Arraiamanta, tartarugas e uma extensão de corais fascinantes. Não posso deixar de mencionar que os divers masters locais gostam de adrenalina. E eu também. Fomos atrás de um tubarão no paredão.

Gustavo Ferrari/Ruínas à beira-mar

Ao redor da ilha é possível avistar prédios em ruínas e casas destruídas, frutos dos constantes furações que assolam a região entre maio e setembro. O Wilma, por exemplo, causos estragos que até hoje são visíveis.











Gustavo Ferrari/RHCP in Hard Rock Café
No Hard Rock Café de Cozumel há uma parede dedicada ao Red Hot Chilli Peppers, com o disco de ouro proveniente das vendagens de Blood Sugar Sex Magic, o álbum que eu mais gosto. Há outros quadros, como o de Ace Frehley (Kiss), Bad Company e Aerosmith. A bebida Midori com laranja é demais! E de quebra, ouvimos Coheed & Cambria.






Gustavo Ferrari/Sozinho nas areias
Esse pássaro, vagando solitariamente na areias de Cozumel, parecia uma ave apaixonada pela vida. Impossível não abservá-la e clicá-la.


Gustavo Ferrari/Fullmoon in Cozumel
















by Gustavo Ferrari

quarta-feira, 30 de março de 2011

O Castelo de Chac Mool



Em Chichén-Itzá está o Grande Castelo Maia. Foi possível, por meio das aulas de história do professor Juan Baltéz, perceber a grande serpente que cerca a pirâmide, também chamada El Castillo.

O cenário, que é belíssimo, fica mais belo na época da primavera. O alinhamento do templo com o Sol e a Lua dá a dimensão de como os Maias eram povos avançadíssimos para a época que existiram.

Gustavo Ferrari/Templo dos Guerreiros

O nome Chichén-Itzá tem raiz Maia e significa "na beirada do poço do povo Itza". Estima-se que o local foi fundado por volta dos anos 435 e 455. O Templo dos Guerreiros Maias encontra-se praticamente intacto. Na reconstrução do início do século passado pelos americanos, as ruínas foram admiradas pela sua extensão.

Gustavo Ferrari/Mil Colunas do Templo dos Guerreiros

No Templo dos Mil Guerreiros, as colunas chamam a atenção de quem está rodeando O Castelo. É possível verificar esculturas (Chac Mool) segurando, nas mãos, uma taça destinada, segundo se pensa, a receber as dádivas aos deuses, talvez resultado de sacrifícios humanos, na espécie de um altar.

Suelén Margot/O outro lado da serpente

A equipe de Baltéz é minunciosa com as explicações sobre o solo Maia. Nele, aponta, há uma diversidade de pensamentos e ritos, que se seguiam mediante a previsão do calendário solar e lunar.










Gustavo Ferrari/Serpente Emplumada

A serpente, também chamada pelo povo local de jaguar, protegia o templo ao lado de um guardião. Quando os Maias seguiam para os rituais no Cenote Sagrado, era a serpente que guardava El Castilo.

Gustavo Ferrari/O Guardião

O Cenote Sagrado era usado para a furificação Maia. O povo acreditava que a água, oferendada em noite de lua cheia, servia para espantar qualquer tipo de maldição. Eles a conservavam num grande poço a céu aberto, que era iluminado pelo sol e também pela lua.

Gustavo Ferrari/Cenote Sagrado
















Gustavo Ferrari/Ossário

Ao lado direito de El Castillo encontra-se o Ossário Maia; porém, os arqueólogos acreditam, hoje, que a estrutura não era um túmulo nem que os personagens enterrados nela eram sacerdotes.




by Gustavo Ferrari

terça-feira, 29 de março de 2011

Fantasmas de Valladolid

Gustavo Ferrari/Catedral de São Gervásio
Localizada no Estado de Yucatán, México, Valladolid é, ao lado de Mérida, uma das principais cidades Maias. Após a batalha de 1847, quando muitos nativos morreram, o município, reconstruído, tem vivido do turismo e guarda suas relíquias históricas não só nos livros, mas na memória de seu povo.

Juan Baltéz, da Universidade Nacional Autônoma do México, acredita que o solo de Valladolid mantém sua maior riqueza: os fantasmas da Batalha de Yucatán!

Gustavo Ferrari/Cenote Zací

Distante 10 minutos das Grandes Mesas de Chichén-Ytzá, como El Castillo, e três horas de Cancún, Valladolid é berço de monumentos históricos da Cultura Maia, como a Catedral de São Gervásio e o Cenote Zací, dois pontos turísticos de fantásticas revelações.

O poço Zací tem mais de 80 metros e possuí diversas lendas, que são defendidas pela população local. Numa delas, quem banha das águas se purifica. O rito é Maia, espelhado no Cenote Sagrado de Yucatán.

by Gustavo Ferrari

terça-feira, 8 de março de 2011

Beleza de Carnaval

Gustavo Ferrari/Juju Panicat








Gustavo Ferrari/Vivi Araújo


















Gustavo Ferrari/Acadêmicos do Tucuruvi











Gustavo Ferrari/Ana Hickmann















Gustavo Ferrari/Musas











by Gustavo Ferrari

terça-feira, 1 de março de 2011

Supremacia Buuren

Gustavo Ferrari/A State of Trance in Brazil
Comparar poesia com música eletrônica é possível? Respondo: sim! E quem faz isso é o Dj holandês Armin van Buuren, de 34 anos. Suas viradas têm ousadia, genealidade e poder, um prisma à la Goethe, que transpira literatura.

Pela 4.ª vez consecutiva considerado o melhor do mundo, de acordo com o ranking da revista inglesa Dj Magazine, ele passará o Carnaval no Brasil, apresentando-se em casas noturnas e até em camarotes da folia.

No sábado (26), ele tocou para mais de seis mil pessoas na Pacha, em São Paulo, durante a segunda edição do evento SummerFestival.

Carismático, o advogado, que largou a profissão para discotecar, não deixou a temperatura baixar na casa paulistana. Buuren é tido como o Dj que mais vende downloads na internet. Só o vídeo de 'In & Out of Love' teve mais de 67 milhões de acessos.

'Mirage', o novo trabalho de estúdio, mostra Armin produzindo músicas sentimentais e dançantes ao mesmo tempo. 'Not Giving Up On Love', o primeiro single, é a mais executada nas rádios do Reino Unido, principalmente no Programa State of Trance (Estado de Transe), do próprio Armin, que completa a edição de número 500 com várias festas ao redor do mundo.

Já em 'Feels So Good', a parceria com a cantora Nadia Ali ferve as pistas. Mas foi com a clássica 'Burned With Desire' que Armin "derreteu" a Pacha. Quem acompanha a carreira do Dj sabe que a música é mística. Só falta ele sobreviver ao carnaval brasileiro.

Veja o vídeo de 'Not Giving Up On Love', gravado por Paulo Tonelli na Pacha, em São Paulo:




by Gustavo Ferrari