sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sondas e catéteres no lixo em Votorantim

Gustavo Ferrari/Só faltou um leito cirúrgico a céu aberto
O 1.º Distrito Policial de Votorantim, localizado no bairro Jataí, investiga o descarte de 88 caixas contendo mais de mil equipamentos utilizados em procedimentos médicos, como catéteres, sondas, reagentes, agulhas, seringas, insulinas e produtos de limpeza.

As 52 caixas, apreendidas pela Polícia Militar (PM) na estrada velha que liga o município a Piedade, no acesso à Cachoeira da Macumba, foram encontradas após denúncia anônima. Um segundo lote, contendo 36 unidades, foi localizado pela Vigilância Sanitária de Votorantim na Estrada dos Morros, em Vila Garcia.

A equipe do soldado Silvio e Adonias, liderada pelo sargento Alencar, recebeu a denúncia por volta das 10h50. A região onde o material foi encontrado fica numa zona rural de difícil acesso. As sondas são do tipo traquial, retal e nasal.

O delegado Jorge Tadeu Pedrozo acredita que os produtos - a maioria com o lote vencido - podem ter sido descartados por alguma unidade hospitalar da região ou mesmo provenientes de furto ou roubo. "Iremos investigar a origem", disse ao Portal TEMMAIS.COM na tarde desta quinta-feira (30).

As caixas pertencem à empresa Fabrimed, de Santo Antônio de Posse, e são distribuídas na região de Sorocaba por uma distribuidora local.

As cidades de Sorocaba, Votorantim e Piedade descartaram que o material pertença às unidades hospitalares dos respectivos municípios. Um lote, com o registro do Município de Suzano, na Grande São Paulo, também está entre as 88 unidades.

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a delegacia não havia notificado, ainda, a Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo. Portanto, por enquanto, não se sabe a procedência do material apreendido.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Suzano não foi notificada a respeito da ocorrência. Sem o devido detalhamento de numeração do lote do produto farmacêutico e/ou hospitalar, segundo a assessoria de imprensa, "é inviável saber a procedência do produto."

A Assistência Farmacêutica do município informou, no entanto, que "medicamentos e insumos são adquiridos, por meio de licitação, de várias distribuidoras, que entregam produtos de variadas marcas, inclusive da Fabrimed."

A redação procurou a empresa Fabrimed e também a distribuidora sorocabana. Nenhum representante de ambas foi localizado para comentar o assunto.

by Gustavo Ferrari