quinta-feira, 6 de março de 2008

Supremacia, qualidade e respeito

Reprodução/Jornal
"O jornalismo de qualidade é um bom negócio". É o que garante o professor da Universidade da Carolina do Norte e um dos líderes do grupo Knight Ridder (EUA), Philip Meyer. A mesma opinião foi defendida neste blog pelo professor e diretor do Master em Jornalismo para Editores, Carlos Alberto Di Franco.
O professor titular da cátedra Knight de Jornalismo e diretor do Knight Center for Journalism in the Americas na Faculdade de Jornalismo da Universidade do Texas, Rosental Calmon Alves, afirmou, no 53º Congresso Mundial de Jornais, que aconteceu em 2007 no Rio de Janeiro, em texto redigido pelo professor Pedro Celso Campos, da Unesp de Bauru, que, "com nova apropriação dos custos de produção, certamente sobrarão recursos para as empresas pagarem melhor pelo trabalho intelectual de quem produz informação, porque o mercado de trabalho está assegurado para esses profissionais e será cada vez mais exigente quanto à qualidade, à criatividade e à ética, fatores determinantes na credibilidade da publicação".
Muito se discute sobre o futuro dos jornais e do jornalismo. Diante desse cenário, interrogativo, precisamos destacar alguns jornais, que não estão na grande mídia, mas no interior do Estado de São Paulo, preocupados em fazer um jornalismo sério, de qualidade, compromissado com o progresso de suas respectivas cidades e que investem em bons profissionais.
O 'Correio Popular', de Campinas, por exemplo, tem batido de frente com o governo local e cobrado respostas em questões relativas às políticas públicas. Conseguiu, através de matérias publicadas, a exoneração de 'fantasmas' que atuavam na Prefeitura e recebiam cerca de R$ 5 mil. Até o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) tem sido fortemente cobrado sobre a questão. Nota 10 para este tipo de jornalismo. Mostra seriedade, credibilidade e respeito ao leitor.
O 'ValeParaibano', de São José dos Campos, também segue o mesmo rumo. Até em questão militar, sobre o espancamento de um jovem na cidade de Lorena, o jornal não se esquivou de apurar os fatos e publicar a denúncia. É assim que se conquista leitor, aumenta a venda em bancas e a confiança dos assinantes.
O 'Jornal da Cidade', de Bauru, também vem batendo em questões referentes à saúde pública do município. Fila de espera e jovens dormindo no Hall de entrada do PS Infantil receberam o maior destaque da edição nesta quinta-feira. Pauta de qualidade e respeito ao leitor.
É o jornalismo mostrando a sua força!

by Gustavo Ferrari