Screenshot/Blog do Guga
Uma forma simples e interativa de divulgar blogs e trocar experiências comuns está chegando ao Brasil: é o "Blog Carnival". Lançado primeiramente nos Estados Unidos, a iniciativa trata de temas específicos e reúne textos variados que remetem a outros blogs com assuntos em comum. A idéia é aumentar as possibilidades de um blog convencional, graças à definição na periodicidade de publicação de informações, além da divulgação de vários blogs através da rotatividade dos participantes.
A periodicidade é definida pelos blogueiros participantes. A partir daí, eles publicam seus textos baseados no tema escolhido para aquele período. A cada tema, os textos são referenciados em um blog diferente, que oferece uma espécie de "guia de leitura", resumindo cada texto com o link para o endereço do blog de origem. A divulgação do blog e o número de visitações cresce a partir deste guia.
A primeira iniciativa do gênero foi o "Carnival of Vanities", lançado em 2002. Mas a idéia só se espalhou pelo mundo em 2005. Há "blogs carnivals" sobre vários assuntos, ciência, economia, comunicação, entre outros.
No Brasil a ação não é tão popular, mas começa a criar seus adeptos. A "Ciranda de Textos" é um dos exemplos. Blogs que abordam jornalismo são convidados a escrever sobre comunicação e mídia em períodos específicos. Inspirada no Carnival of Journalism, a idéia surgiu na lista de discussão do site Jornalistas da Web e, logo de início, teve a adesão de mais de dez blogueiros na "Ciranda".
"A Ciranda dissemina as idéias, provoca a partição, produção de texto e divulgação dos blogs", afirma André Deak, que sugeriu a idéia na lista de discussão do Jornalistas da Web.
A primeira edição reuniu textos sobre jornalismo online, a segunda abordou o mercado de trabalho jornalístico. A cada mês um tema e um "host", blogueiro responsável pelo guia de leitura, são escolhidos. O termo "ciranda" se explica pela publicação dos artigos a cada mês em um blog.
"A proposta de poder discutir jornalismo é extremamente importante. A discussão envolve acadêmicos e profissionais e a troca de experiências é grande", avalia Ceila Santos, freelancer da área de TI e Telecom e fundadora do site Desabafo de mãe.
Qualquer jornalista ou estudante de comunicação pode participar. Basta entrar em contato com qualquer um dos participantes, seja em seus blogs ou na lista de discussão, escrever um artigo relacionado ao tema proposto e postá-lo em seu blog pessoal. Em seguida, é necessário um contato com o blog responsável pelo "guia de leitura", que hospeda os textos naquele período, enviando o link para o organizador. Ele irá disponibilizar uma breve informação sobre o material no post guia. (fonte: Escola de Comunicação/Comunique-se)