Reprodução/Ameaça ao Atlântico
Sempre soube o significado da palavra Gustavo, mas jamais poderia imaginar que este seria o nome dado a um furacão capaz de tantos estragos. Gustav é o sétimo ciclone tropical, o terceiro furacão e o segundo 'maior' da temporada de furacões no Atlântico de 2008.
Gustav formou-se durante a manhã do último dia 25, a cerca de 415 km a sudeste de Porto Príncipe, Haiti, e se intensificou rapidamente para uma tempestade tropical. Transformou-se em furacão na madrugada do dia seguinte.
Às 15h do dia 25, uma onda tropical, que tinha antes produzido fortes chuvas nas Pequenas Antilhas, desenvolveu bandas de tempestade bem definidas e brevemente exibiu uma estrutura semelhante a um olho. Com isso, o Centro Nacional de Furacões (NHC) classificou o sistema para uma 'depressão tropical'. Mais tarde, um avião caçador de furacões encontrou indícios suficientes para classificar a depressão numa 'tempestade tropical'. O NHC lhe atribuiu o nome Gustav.
Gustavo é um nome de origem sueca, que significa 'bastão de combate' ou 'cetro do rei'. A palavra indica uma pessoa impetuosa e tão segura de si, que às vezes pode parecer arrogante. Pessoas com o nome têm chances de alcançar sucesso na carreira política ou militar.
Ultimamente, tenho enfrentado a ira de algumas pessoas: uma mulher que gosto e admiro bastante, e um religioso. Instituições também não me pouparam às críticas. Será que isso passa, assim como o furacão? (Fonte: Wikipédia)