sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Fumaça, que nada!

Reprodução/Cover art do projeto
Completa-se, hoje, uma semana da lei antifumo no Estado de São Paulo, que restringe o uso do cigarro em locais fechados.

Sendo assim, diversos cinzeiros de bares, restaurantes, casas noturnas, entre outros, ficaram obsoletos. O projeto 'Era uma vez um cinzeiro' (www.eraumavezumcinzeiro.com.br), propõe transformar os objetos que estão sem utilidade em peças artísticas.

Dessa forma, os cinzeiros recolhidos pelo grupo LCD (coletivo experimental da Agência Loducca) serão entregues a renomados artistas (fotógrafos, artistas plásticos, pintores, estilistas), que irão transformá-los em arte, seja ela qual for.

Os estabelecimentos que já doaram seus cinzeiros foram: Dom, Due Cuochi, Piselli, Fasano, Vegas, Sonique e o Rubaiyat.

Na lista de artistas que aderiram ao projeto estão de Vik Muniz aos estilistas Alexandre Herchcovitch e Jack Vartanian, passando pelo fotógrafo Bob Wolfenson e o escritório de arquitetura Triptyque.

Todas as obras expostas estarão à venda nos estabelecimentos citados e o dinheiro arrecadado será doado à Fundação do Câncer.

"O intuito do projeto é aproveitar a causa e ajudar a fundação”, diz Guga Ketzer, sócio e Diretor de Criação da Loducca. "Uma obra de arte pode ser um jeito muito interessante de conscientizar as pessoas sobre a questão de fumar. E ainda mais com o olhar de artistas tão importantes quanto os que estão com a gente nesse projeto", ressalta.