quinta-feira, 23 de abril de 2009

Fala que eu te escuto!

O Ministro Joaquim Barbosa peitou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em plena sessão ordinária de ontem. Barbosa falou a ele o que muitos juristas têm vontade de dizer, mas sem o acesso, o destaque e a exposição midiática que a discussão mereceu receber.

Mendes já fora chamado de 'cangaceiro' pelo jornalista Luís Nassif e, ontem, foi exposto ao ridículo por Barbosa. Minha opinião: Barbosa acertou! Como ninguém é santo, muito menos em Brasília, a verdade deve ser colocada, sempre, à favor da democracia.

Mendes, que pensa 'dominar' a Corte Suprema, por ser o atual presidente, engoliu seco para não ofender Barbosa. Que o 'pau coma' e os dois saibam diferenciar joio de trigo. Aliás, quando não há dúvida sobre a supremacia de uma autoridade, ou de um chefe, situações assim não costumam acontecer. O mesmo posso dizer sobre a redação de um jornal. Chefe perdeu a autoridade, editores e repórteres 'deitam e rolam'.



Nota

O STF encaminhou nota à imprensa, informando que os ministros lamentam o episódio e reafirmam a confiança e o respeito pelo presidente Mendes.

"Os ministros do STF que subscrevem esta nota, reunidos após a Sessão Plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao Senhor Ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data", diz a íntegra da nota.

O texto é assinado por oito dos 11 ministros do STF: Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia e Menezes Direito. Não assinaram a nota somente os envolvidos na polêmica, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, além de Ellen Gracie, que está fora do Brasil.

by Gustavo Ferrari