Reprodução
Esse é o mais recente filme norte-americano sobre jornalismo. Retrata, bem, o que é a realidade diária de um verdadeiro repórter.
Digo, sempre: 'A rua é o lugar de repórter. Todos são jornalistas, mas, repórter, uma minoria. É um fato, nato! Reportagem é faro, sensibilidade, paciência, contatos e, acima de tudo, respeito que traz respeito, confiança e credibilidade'.
O longa, dirigido pelo britânico Kevin Macdonald (O Último Rei da Escócia), mantém a atual crise do jornalismo abaixo da superfície de sua história. Russell Crowe interpreta Cal McAffrey, um repórter que bate às ruas, conversando com policiais.
Ele escreve para o Washington Globe. Cal investiga um duplo homicídio em um beco, que envolve a suposta amante de um senador.
O filme mostra, em sua essência, que a reportagem nos jornais diários está morrendo. Em muitos deles, isso já aconteceu; se não aconteceu, é questão de tempo. Por isso, manter o espírito de repórter bombando nas artérias desgasta, ao mesmo tempo em que emputece algumas pessoas que mandam nos veículos de comunicação. Mas vale a pena. E como!
by Gustavo Ferrari