quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A mídia também erra...

Parque de Diversões/Samba
O Jornal da Cidade - principal publicação diária da região de Bauru - noticiou no último domingo, dia 14 de setembro, com chamada de capa acima da dobra, que o estudante Luis Paulo Correia, de 19 anos, havia falecido após cair de um brinquedo conhecido como 'Samba', na cidade de Barra Bonita. Ele teria sofrido traumatismo craniano, com afundamento da nuca. Resgatado pelo Corpo de Bombeiros, o jovem, como noticiou o jornal, não havia resistido aos ferimentos.

No dia seguinte, 15 de setembro, o JC voltou atrás e noticiou que Luis Paulo Correia não havia morrido, permanecendo internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Base de Bauru. O veículo se justificou, afirmando que "informações desencontradas de fontes da reportagem e extra-oficialmente por parte da Polícia Militar (PM)" teriam causado o equívoco. A chamada de capa resumiu-se a uma nota no pé da página.

No hospital de Bauru, acompanhei a agonia da mãe do jovem, que leu pelo jornal a 'morte' do filho. Erros assim acontecem, mas não deveriam. Causam transtornos para os familiares e problemas para o jornal. Dois dias depois, em 17 de setembro, o JC noticiou que Correia havia falecido. O trauma causara edema cerebral generalizado, sem reversão.

by Gustavo Ferrari