terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Japão multicultural

Gustavo Ferrari/Kinkaku
Neste ano, os japoneses que imigraram para o Brasil comemoram 100 anos na terra de Cabral. Diferente de nós, que exibimos nossos sentimentos, iras e glórias, os nikkeis são frios, mas atentos e sábios.
Assim como na cultura brasileira, a literatura japonesa está conquistando um número crescente de leitores devido aos seus méritos universais. Os romances de escritores contemporâneos como Tanizaki Jun-ichiro, Kawabata Yasunari, Dazai Osamu, Inoue Yasushi e Mishiima Yukio têm atraído atenção no exterior.
Na música, as chamadas "midis instrumentais", no estilo enka, são tradicionais na cultura pop local. Já as gueixas sempre foram motivos de curiosidade.
Essas mulheres desfrutam glamour e prestígio proporcionados por quimonos carís­simos e banquetes. Mas a vida para elas não é feita somente de luxo e osten­tação. Anos de treino nas artes da dança, do canto e da música, para deixar de ser uma simples maiko (aprendiz) e se tor­nar profissional, nutrem o fascínio e o mistério despertados por esta tradição.

by Gustavo Ferrari