quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Baleias: preservação!

Sea Shepherd/Jubarte divulgação
Um grupo que defende o fim da pesca da baleia usou "bombas" que produzem mau cheiro contra um barco japonês. Eles acusam os orientais de esconder a captura de cetáceos na região da Antártida.

Segundo o grupo Sea Shepherd, a embarcação de pesquisa nipônica foi alvo de dez garrafas com acido butanóico (substância que tem um cheiro forte e desagradável e está presente na manteiga rançosa e no vômito), além de 15 garrafas de uma substância química chamada metil, celulose e de tintura.

Os dois barcos também chegaram a se chocar no incidente, que ocorreu na manhã da última sexta-feira (26), no território antártico australiano.

O Sea Shepherd disse que o objetivo do ataque foi intimidar os tripulantes do barco japonês e afastá-los das águas australianas. A organização diz que nenhuma baleia foi morta durante a semana, em que os ativistas perseguiram a embarcação.

O Japão alega que o barco estava na região para fazer pesquisas, mas os ativistas dizem que a pesquisa é uma desculpa usada para matar baleias, com fins comerciais.

A pesca dos cetáceos para pesquisa não viola o memorando adotado pela Comissão Internacional da Baleia, em 1986, que protege o mamífero marinho.