quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Moléculas no combate ao câncer de próstata

Arte/Page:www.andre.sasse.com/prostesp.htm
A busca de soluções para a principal causa de morte por câncer entre os homens, o de próstata, é uma preocupação de pesquisadores em todo o mundo. Conduzido por estudiosos da Universidade de São Paulo (USP), o trabalho sobre "Moléculas de Adesão e Câncer de Próstata", vencedor da categoria 'Saúde do Homem' no Prêmio Saúde 2008, apresenta descobertas importantes e inéditas sobre o tema.

O urologista José Pontes Júnior e sua equipe descobriram duas moléculas presentes nos cânceres malignos, que permitem que a doença se espalhe pelo organismo. Hoje, a equipe trabalha com a possibilidade de se usar as moléculas como marcadores, fornecendo indícios antecipados de que a doença, após o tratamento, voltou a se manifestar.

Os autores analisaram o papel de substâncias conhecidas como moléculas de adesão, encarregadas de manter as células epiteliais unidas entre si. Já havia indícios de que, quando elas não funcionam bem, abrem possibilidades para o tumor invadir outros tecidos, alastrando a doença.

"Há uma forte relação entre a perda de adesão celular e a progressão do tumor de próstata", afirmou Pontes. A descoberta contribui de forma significativa para a realização de tratamentos mais efetivos e diagnósticos precoces, uma vez que os especialistas poderão avaliar quem são os pacientes com maior risco de terem recidiva da doença.

Segundo o especialista, esse trabalho foi iniciado há 10 anos. "O câncer de próstata é o que mais causa a morte dos homens. Em cerca de 30% dos casos tratados, há retorno da doença", destacou.