domingo, 1 de fevereiro de 2009

Sellafield

New Scientist Magazine/Quatro reatores
Seascale, costa do mar da Irlanda. Uma das mais antigas instalações nucleares foi parcialmente desativada. Localizada em Cumbria, na Inglaterra, o local produzia grande quantidade de plutônio na década de 50, com quatro reatores.

Desde a sua criação, como uma instalação nuclear, Sellafield também foi anfitriã de uma série de operações de reprocessamento, responsável por separar urânio, plutônio e produtos de cisão em combustível nuclear. Em 1957, após um grande incêndio, houve vazamento de material radioativo.

No começo da década de 90, o governo britânico começou a desativar a área. Em 19 de abril de 2005, foi descoberto o vazamento de 83 mil litros de resíduos radioativos, na fábrica de reprocessamento Thorp (uma das quatro). Um cano rachado foi o causador. Uma enorme câmara de concreto, revestida de aço inoxidável, foi construída para conter os vazamentos. Parte da radiação foi para o mar irlandês.

A banda alemã Kraftwerk - que se apresenta, em março, no Brasil, ao lado do Radiohead, sem o líder Florian Schneider - faz críticas a Sellafield em 'Radioactivity':

'Sellafield-2 produz 7,5 mil toneladas de plutônio por ano; 1,5 kg de plutônio faz uma bomba nuclear. Sellafield-2 irá liberar a mesma quantidade de radioatividade para o ambiente como Chernobyl (Ucrânia), a cada 4,5 anos. Uma dessas substâncias radioativas, o Krypton-85, pode causar a morte e também câncer da pele'.

by Gustavo Ferrari