quarta-feira, 23 de junho de 2010

'Big brother' zera ocorrências policiais na Festa Junina de Votorantim

Erick Pinheiro/Circuito Fechado de TV
Como um bom coronel, que não se arreda do campo de batalha, o prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), faz questão de comandar, diariamente e in loco, a 95.ª festa junina da cidade.

Resultado: o 'big brother' que se transformou o recinto, montado na Praça de Eventos Lecy de Campos, zerou as ocorrências policiais no local este ano.

Até agora, em 10 dias, mais de 140 mil pessoas compareceram ao evento. Não houve brigas, tumultos, nem agressões, realidade bem diferente de anos anteriores, em que até mortes foram registradas na mesma época.

A segurança da festa é dividida em números: 16 câmeras profissionais de alta resolução, com zoom de 400 metros e que giram em ângulos de até 360 graus, monitoram o público, o parque e os shows.

"Conseguimos focar, por exemplo, se um participante da festa está consumindo droga ou até mesmo bebida alcoólica. Se for menor de idade, acionamos os seguranças, que imediatamente abordam o indivíduo", destacou o coordenador de tecnologia da empresa responsável pelos equipamentos, Fernando de Moraes Neto.

Cento e vinte profissionais foram contratados para o evento. Um policial militar acompanha o monitoramento na central de Circuito Fechado de Televisão (CFT). Para Pivetta, o planejamento da segurança e o novo formato da festa, com o parque funcionando independente do palco onde os shows acontecem, são os responsáveis pela "excelente" média de público.

"A melhora na readequação do espaço tem sido manifestada diariamente pelos próprios participantes, principalmente pelos pais, que aproveitaram para levar as crianças para divertirem-se nos brinquedos", ressaltou Pivetta.

"Fiz questão de vir no show do Arlindo Cruz e trazer os meus filhos também no final de semana. Realmente a segurança e a organização estão fazendo a diferença para os frequentadores", frisou o técnico em eletrônica, Fausto Oliveira.

"Parece outra festa. As barracas e os brinquedos ficaram melhor distribuídos pelo recinto", completou o engenheiro Ronaldo Canazian, que estava numa das barracas beneficentes.

No show da banda Jota Quest, sábado passado, duas pessoas desmaiaram no meio do público. Imediatamente, a Brigada de Incêndio foi acionada e, em fila indiana, retirou as mulheres segundos depois.

"Isso mostra o entrosamento entre a central de monitoramento e a agilidade dos serviços prestados à festa", disse um dos responsáveis pela segurança.

by Gustavo Ferrari