terça-feira, 15 de junho de 2010

Pesquisas com plantas são esperança no tratamento de câncer de pulmão

Cissus sulciccaulis (uva brava)
Pesquisadores dos departamentos de Biotecnologia e Farmácia da Universidade de Sorocaba (Uniso) estão dando um grande passo à descoberta de um fármaco capaz de ser utilizado no tratamento de algumas doenças, entre elas o câncer de pulmão, o Mal de Parkinson e infecções gástricas.

Eles isolaram seis substâncias encontradas nas plantas Cissus sulciccaulis (uva brava) e Solanum cernuum (braço preguiça), que obtiveram, segundos os estudos, em fase avançada, um bom resultado em testes feitos, com animais, em laboratório.

As pesquisas são financiadas pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci), com profissionais da Uniso, da Universidade Bandeirante de São Paulo, da Unicamp, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), e das universidades de Salamanca e Sevilha (Espanha).

No Brasil, a coordenação é da professora Luciane Cruz Lopes, da Uniso.

Em publicação na Revista de Estudos Universitários, Volume 35, da Uniso, os pesquisadores revelaram que testes com a Cissus sulciccaulis, em algumas atividades farmacológicas, indicaram a presença de atividade antioxidante, antimicrobiana, inibidora da enzima acetilcolinesterase (B), e, especialmente, antiinflamatória.

O presente estudo, segundo a publicação, foi desenvolvido para investigar os possíveis efeitos do extrato etanólico de Cissus sulcicaulis, usando modelos comportamentais.

Segundo Luciane, as plantas estudadas são cultivadas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba, com autorização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão público vinculado ao Ministério da Agricultura.

"As plantas são secas e passam por processo de ensaios. Em Portugal é feita a identificação das moléculas. Há a tritura da planta, que pela etapa do solvente, quando se extrai um extrato verde, com os compostos das substâncias farmacológicas", ressaltou a coordenadora da pesquisa.

Recentemente, os alunos da Uniso Augusto Chad, Bianca Roman, Maria Carolina Oliveira e Silva e Marise Kakimori estiveram em Sevilla, para encontro com o Grupo de Cooperação Internacional Brasil-Espanha-Portugal (Cibep), mostrando as fases avançadas dos estudos. Augusto embarca para Lisboa em setembro.

Patente

A pesquisadora Luciane Lopes enfatizou que, caso os estudos comprovem a eficácia das substâncias no tratamento das doenças, a próxima etapa será patenteá-los, e aguardar o interesse de algum laboratório.

Também na Revista de Estudos Universitários, Volume 35, da Uniso, a pesquisadora Marise Kakimori publicou seu estudo com a Solanum cernuum, que é utilizada popularmente no tratamento de úlceras, males do fígado, afecção da pele, como anti-hemorrágica, sudorífera, depurativa nas blenorragias, antineoplásica e diurético.

Seu objetivo foi identificar a atividade antinociceptiva e anti-inflamatória da espécie S da planta.

No mês passado, o grupo de pesquisadores, junto com os colegas da Espanha e Portugal, se encontrou na Uniso.

A cooperação entre os países existe desde 2006. Luciane coordena, desde 2005, a Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare), ligada ao Ministério da Saúde.

by Gustavo Ferrari