domingo, 20 de janeiro de 2008

Gustavo Ferrari/Aparecida
A fé é "o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem" Hebreus 11:1. É a convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo exista, pela absoluta confiança que depositamos em alguém. A palavra deriva da grega pí·stis (confiança, fidúcia, firme persuasão).
A fé pode manifestar-se direcionada tanto a pessoa quanto a um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, uma crença popular, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião.
Dessa forma, transmite a idéia de algo subjacente a condições visíveis e que garante uma posse futura, sendo a base de esperança e a evidência para se ter convicção a respeito de realidades não vistas.
Em Romanos 10:17 a fé vem pelo ouvir da palavra de Deus e baseia-se em conhecimento dos ensinos de Jesus e das promessas relacionadas. Algumas vezes, ela significa compromisso. Nesse caso, é usada no sentido de fidelidade.
Tal compromisso não precisa ser cego ou submisso e pode ser baseado em evidências de caráter pessoal. Outras vezes a fé pode ser forçada: imposta por uma determinada comunidade ou pela família. (fonte: Wikipédia)

by Gustavo Ferrari