NYT publisher
Apesar de dados da Associação Mundial de Jornais indicarem um crescimento já consolidado na venda e circulação deste tipo de veículo, um dos maiores meios do mundo deu sinais de que pode desaparecer em alguns anos do mercado impresso.
O presidente do grupo editorial responsável pelo The New York Times afirmou, em recente entrevista ao jornal israelense Haaretz, que a editora pode desistir dos jornais impressos para dedicar-se apenas à Internet.
As publicações do grupo vêm, há pelo menos quatro anos, apresentando prejuízos astronômicos, explicitados, inclusive, em editoriais. O Boston Globe, por exemplo, fechou 2006 com US$ 570 milhões no vermelho.
Por outro lado, o NYT já chegou a registrar mais leitores diários em sua página de Internet do que no jornal impresso; a edição online aponta 1,5 milhão de acessos diários, enquanto o número de assinantes da edição impressa é de 1,1 milhão.
Arthur Sulzberger disse ao Haaretz que o grupo chegou a um momento crucial, no qual deve decidir se vai manter ou não as edições impressas de suas publicações e reformular relações com profissionais e anunciantes.
"Não sei realmente se daqui a cinco anos ainda vamos imprimir o Times e, na verdade, não importa muito", afirmou. "O fundamental é se concentrar no melhor modo de operar a transição da folha impressa à Internet". (Fonte: Portal Imprensa/ANSA)