quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dream Theater e a Maçonaria

Reprodução

O quinteto americano de metal progressivo, Dream Theater, prepara, para o dia 23 de junho, o lançamento do 10º álbum de estúdio, intitulado "Black Clouds & Silver Linings".

O primeiro single deste novo trabalho será "A Rite of Passage", que estará à venda a partir de 11 de maio. Porém, a arte da capa vazou na Internet. Mostra que a banda aderiu à filosofia maçônica para escrever as composições do novo álbum.

Na capa de "A Rite of Passage" há um compasso e esquadro, símbolos da Maçonaria. É o sinal distintivo do venerável mestre (presidente da Loja), uma vez que, esotericamente, representa a 'Justa Medida', a retidão.

Faz lembrar, aos maçons em geral e a cada instante, que todas as suas ações deverão ser plantadas com serenidade, bom senso e espírito de justiça. Recorda o compromisso solene assumido pelo iniciado, de sempre agir dentro de uma escola de perfeita honestidade e retidão.

Compasso

O Compasso é considerado um símbolo da espiritualidade e do conhecimento humano. Sendo visto como símbolo da espiritualidade, sua posição sobre o 'Livro da Lei' varia conforme o grau.

No grau de aprendiz, ele está embaixo do Esquadro, indicando que existe, por enquanto, a predominância da matéria sobre o espírito. A abertura indica o nível do conhecimento humano, sendo esta limitada ao máximo de 90 graus, isto é, do conhecimento.

A sua simbologia é muito variada, podendo ser entendido como exemplo de justiça, com a qual devam ser medidos os atos humanos. Simboliza a exatidão da pesquisa e, ainda, pode ser visto como símbolo da imparcialidade e infalibilidade do Todo-Poderoso.

Esquadro

O primeiro instrumento passivo e companheiro por excelência do Compasso é o Esquadro. Seu desenho permite traçar o ângulo reto e, por tanto, esquadrejar todas as formas.

Deste modo, é visto como símbolo, por excelência, da retidão. É também a primeira das chamadas 'Jóias Móveis de uma Loja', constituindo-se na 'Jóia do Venerável', pois, dentre todos, este deve ser o mais justo e equitativo dos maçons.

O Esquadro, ao contrário do Compasso, representa a matéria; por isso é que, em 'Loja de Aprendiz', ele se apresenta sobre o Compasso. É a predominância da matéria sobre o espírito.

by Gustavo Ferrari