domingo, 10 de outubro de 2010

Rage Against the SWU

Gustavo Ferrari/Rage Against the Machine
Quando subiu ao palco, às 22h06 de ontem, Zack de La Rocha pensou que havia sido contratado para tocar num festival de múltiplas dimensões, e não de decepções como as que ocorreram durante a primeira passagem do Rage Against the Machine no Brasil.

Falha grotesca da organização do SWU, que deixou queimar um PA - no inglês popular - 'Public Address', que refere-se às caixas de som cuja intenção principal é o som destinado ao público. Falha total. Cerca de 47 mil pessoas estavam na Arena Maeda, em Itu, naquele momento.


Gustavo Ferrari/Telão RATM



A primeira interrupção da banda aconteceu quando um tumulto, envolvendo as pessoas rentes às grades que dividem a platéia do palco se romperam. O som parou.

O próprio Eduardo Fisher - organizador do evento - pediu calma aos presentes e solicitou que todos dessem três passos atrás, para que houvesse o recuo do espaço mínimo necessário de segurança.

A segunda interrupção foi a grotesca. Com o contrabaixo altíssimo, o PA cedeu e Zack de La Rocha cantava 'sem voz'. Não havia potência em nada: guitarra, baixo, bateria. Tudo zerado. O gás inicial, elevado pelas canções 'Bombtrack', 'Know Your Enemy' e 'Bullet in Your Head', entre outras, acabara ali.

Tom Morello, inconfundível em seu timbre até então, não sabia se pulava, solava ou se desculpava-se com as falhas no som. Fãs chiaram e reclamaram muito da organização. Somente 'Killing in the Name' - a última - minimizou a apresentação do quarteto americano. Que lástima!


Hermanos salvam


Gustavo Ferrari/Árvore Vermelha
O retorno do quarteto Los Hermanos foi caloroso, independente da temperatura de 15 graus feita na noite de ontem, por volta das 20h. Os dados foram transmitidos pelo Instituto de Meteorologia (Inmet).

Empolgado com os cerca de 30 mil fãs presentes até então - segundo a organização do evento -, Marcelo Camelo agradeceu a todos pelo fato do retorno da banda ter se dado devido ao clamor do público. "Fomos escolhidos por vocês; por isso estamos aqui", frisou.



Gustavo Ferrari/Roda Gigante
De Londrina, Mayara Lindaura não se preocupou com o frio, nem com a umidade relativa do ar, que beirava os 75%. "Quero é curtir. SWU é azaração. Vamos pular pra esquentar", disse a paranaense.

No campo musical, os Los Hermanos fizeram um aparato de toda a carreira, mas não tocaram o hit 'Ana Júlia'. Mesmo assim, canções como 'Todo Carnaval Tem O Seu Fim' e 'Romance' levantaram o público, que aguardava ansiosamente a primeira aparição da banda americana Rage Against the Machine.



Gustavo Ferrari/Mutantes
Antes dos Hermanos, Sérgio Dias comandou um Mutantes totalmente reformulado e com tons politizados. Brincou com Dilma Rousseff. E soltou a voz em 'Ando Meio Desligado', 'Balada do Louco' e 'Minha Menina'. A vocalista Bia Lemos, que se apresentou grávida, parecia intimidada nas músicas clássicas, principalmente em 'Baby'.



Gustavo Ferrari/Infectious Grooves



Vai de qualquer jeito

Distante dos palcos principais como o Água e o Ar, artistas independentes se apresentavam para um público ecleticamente independente. "Quero som novo; por isso arrisquei vir de Pernambuco e tô curtindo muito", salientou o estudante de administração Mauro de Azevedo. Ele estava na Tenda da Oi durante a apresentação da banda cearense Cidadão Instigado. "Fernando Catatau é um roqueiro muito porreta", resumiu.



Gustavo Ferrari/Coca Cola Rapel
O Cidadão Instigado fez um show baseado no CD "Uhuuu" e levantou as mais de três mil pessoas que acompanhavam o som. 'O Nada' e 'Contando Estrelas' estiveram entre as músicas executadas pelo quintento do Nordeste. "Rock independente é tudo", frisou a paulistana Jéssica Sampaio. Mallu Magalhães também esteve entre os artistas da mesma tenda e mostrou um visual retrô, estilo década de 30.



Gustavo Ferrari/Cidadão Instigado





















Gustavo Ferrari/Mallu Magalhães
Um fato negativo, admitido pela organização, foi a ação de algumas pessoas que estavam na fila para comprar tíquetes de alimentação e bebida, que acabaram repentinamente. Elas resolveram promover uma rápida baderna. Parte das bilheterias foi chutada e copos voaram entre os vendedores. Ninguém se feriu. Um copo de cerveja era vendido por R$ 7.


Gustavo Ferrari/Lounge
Outro fato negativo foi a muvuca generalizada na saída do evento. Isso foi constatado às 2h30 do domingo, após o término da primeira noite do festival.

A equipe do Cruzeiro do Sul permaneceu duas horas num engarrafamento, que parecia não ter hora para terminar.

Fãs que participaram do SWU reclamaram, a todo instante, que o serviço de ônibus e de vans - oferecido pela organização a quem deixasse os veículos nos estacionamentos autorizados - não estaria cumprindo os horários combinados.



Gustavo Ferrari/Catavento reciclado
Muitos voltaram quilômetros a pé.













Capa da Playboy



Erick Pinheiro/Nicole Bahls


De resto, a minha foto com a capa da Playboy deste mês diz tudo. Até mais tarde!
















by Gustavo Ferrari