domingo, 16 de dezembro de 2007

Estética retrô

Reprodução
Como passa rápido uma boa literatura. Em 'Poéticas do Processo - Arte Conceitual no Museu', de Cristina Freire, lançado pela editora Iluminuras, a chama de conceitos ufanistas remonta o quebra-cabeça de teorias esteticamente modernas com o romantismo retrô, renovando o espírito de arte e interpretação visual.
À primeira vista 'Poéticas do Processo' parece enunciar um paradoxo. Como uma produção artística muitas vezes realizada pra ser transitória pode permanecer no museu? De que maneira a arte já chamada "desmaterializada" pode integrar uma coleção permanente?
Livros de artistas, fotografias, vídeos de endereçamento conceitual, arte postal, textos e projetos são o material que fundamenta a reflexão de Cristina Freire, que apresenta trabalhos de artistas como Regina Silveira, Júlio Plaza, Gabriel Borba, Artur Barrio, Anna Bella Geiger, além de Kryzysztof Wodiczko, Klaus Rinke, John Cage, Ben Vautier e Wolf Vostell.
Seria 'reviver' o passado em um presente automatizado, customizado e amplamente livre das noções globalizadas do tempo e da estética contemporânea.

by Gustavo Ferrari