domingo, 18 de novembro de 2007

Anamnese

Reprodução
Na Grécia antiga, quando um produtor rural sentia dificuldades em continuar o seu cultivo agrário, mandava buscar, nos vilarejos de Esparta, um servidor braçal digno de respeito e de alta produtividade.
Hoje em dia, as empresas buscam profissionais qualificados, que desenvolvam não só os seus próprios papéis e funções, mas também exerçam lideranças capazes de mudar o panorama intro-inter-funcional de suas atividades.
Infelizmente, em nosso dia-a-dia, temos visto o contrário. Temos visto empresas utilizando-se de péssimos profissionais, sem formação qualificada, para exercer funções sem a menor capacidade.
Um bom chefe, que deve ser o exemplo para todos, precisa e tem o dever de selecionar os melhores para ajudá-lo e orientá-lo...e não ficar "ilhado" de gente que irá engoli-lo mais adiante. Um bom executivo precisa de pessoas com atitude, ética e respeito...e não daquelas que fazem de tudo para "puxar o tapete", justamente porque não possuem a qualificação que tanto o mercado exige.
Se estamos na UTI da própria empresa, que então não nos falte o equipo de soro, o abocate e o próprio composto intravenoso. Anamnese (do grego, ana: trazer de novo; mnesis: memória) é uma entrevista realizada por um profissional da área da saúde com um paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente.
Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto.

by Gustavo Ferrari