Reprodução
Ouroboros é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. Está relacionado com alquimia. Pensa-se que o símbolo matemático de infinito poderá ter origem na forma de representação desta serpente.
Segundo o “Dictionnaire des symboles”, de Laffont, o ouroboros simboliza o ciclo da evolução fechado sobre si mesmo. O símbolo contém as idéias de movimento, continuidade, auto fecundação e, em consequência, o eterno retorno.
Albert Pike, em "Morals & Dogma" sugere que "a serpente enrolada em um ovo era um símbolo comum para os indianos, os egípcios e os druidas, e referência à criação do universo".
A forma circular do símbolo permite ainda a interpretação de que a serpente figura o mundo infernal, enquanto o mundo celeste é simbolizado pelo círculo. Em outra interpretação, ainda, a serpente rompe uma evolução linear, ao morder a cauda, marcando uma mudança, pelo que parece emergir num nível de existência superior, celeste ou espiritual, simbolizado pelo círculo.
A serpente mordendo o rabo, fechando-se sobre o próprio ciclo, evoca a roda das existências, como condenada a jamais escapar, para se elevar a um nível superior.(Fonte: Wikipédia)
by Frank Black, especial para o Blog do Guga