domingo, 25 de novembro de 2007

Parc Güell: Patrimônio da Humanidade

Paulo Tonelli/Barcelona
O Parc Güell é um dos principais cartões postais de Barcelona, na Catalunha, Espanha. Declarado pela Unesco, em 1984, como Patrimônio da Humanidade, ele foi construído entre 1900 e 1914 e, finalmente, inaugurado em 1922. Foi Eusebí Güell (um conde) que encomendou a Antoni Gaudí a construção de uma cidade-jardim, em sua propriedade.
A finalidade do projeto seria um lar residencial para as famílias aristocráticas proposto por Güell, mas o projeto fracassou e passou a ser propriedade do governo da Catalunha desde 1923. A partir daí começou a ser visitado pela população local como um parque público situado na parte alta de Barcelona.
A entrada principal do parque mostra duas torres administrativas construídas em pedra, com telhado de madeira catalã e coberto de 'trencadis' (revestimento de superfícies com fragmentos de mosaicos irregulares, que foi ampliamente utilizado na época Modernista). Ambos telhados formam pequenas cúpulas que nos recordam o estilo de uma seta, marca característica de Gaudí.
Entrando no parque encontramos uma dupla escada dividida por uns dragões que, para muitos, é tida como um dos símbolos de Barcelona. Esta escada nos leva para Gran Plaza Circular, que apresenta um banco em toda a sua volta, com cerca de 152 metros, coberto de mosaicos coloridos. Podemos observar da praça toda a cidade de Barcelona e inclusive as suas praias. Esta praça foi executada pelo arquiteto Josep Maria Jujol, que era um dos principais colaboradores de Gaudí.
Logo a seguir a esse enorme balcão podemos ver dois pavilhões cobertos de mosaicos, que apresentam o estilo inconfundível do artista catalão. Os mosaicos vistos nesse balcão nos mostram a complexidade única de Gaudí, pois sua beleza é algo inconfundível.
O Parc Güell é de uma dimensão enorme. Caminhar por ele requer disposição, amor à natureza e, principalmente, sede de cultura, pois, por todo o local, vemos caminhos lindos, com decorações impressionantes e uma beleza descomunal.
Visita obrigatória em Barcelona!

by Paulo Tonelli, advogado e mestrando em Direito Internacional pela Universidade de Barcelona (UB)