Reprodução
O milésimo espécime de tubarão-baleia catalogado por cientistas foi encontrado nesta semana nos mares da Austrália. Pesquisadores do Ningaloo Marine Park estudam o 'peixinho'.
O tubarão-baleia está ameaçado de extinção. O Rhincodon typus é a única espécie da família Rhincodontidae que vive em oceanos quentes e de clima tropical.
Esta espécie foi identificada pela primeira vez em 1828, na costa da África do Sul, mas a família Rhincodontidae foi criada apenas em 1984. O nome "tubarão-baleia" surgiu graças ao tamanho desse peixe, que chega a medir até 20 metros.
Ele habita os oceanos tropicais e de água quente. Mesmo sendo pelágico (oceânico), agrega-se de forma sazonal para alimentar-se em várias costas, como o recife de Ningaloo (Austrália), em Pemba, Útila (Honduras), Donsol (Filipinas) e Zanzibar (África).
Os biólogos australianos comemoraram o fato da descoberta ter sido possível graças a um programa mundial que envolve cientistas e ecoturistas e que identifica novos tubarões em uma biblioteca de dados na Internet. (Fonte: Wikipédia)
by Gustavo Ferrari